Scroll to top

 

A Filosofia e o Pensamento Pré-Socrático

Na história da filosofia é comum a afirmação que o pensamento filosófico teve a sua origem na Grécia, com Tales de Mileto. Tales de Mileto (624 a.C. – 545 a.C.), desenvolveu na filosofia o seu pensamento tendo como elemento central a existência de uma matéria prima para a criação do universo. Ele acreditava que o que deu origem ao universo era o elemento água. As suas observações o levou ao entendimento que sem água tudo perdia vida. Assim, compreendeu que a água era fonte de vida! Intuiu que a Terra flutuava sobre uma espécie de disco ou prato composto por de água, pelo qual tudo se fez surgir. Tales de Mileto não deixou textos ou escrituras com o seu pensamento, o que sabemos sobre a sua filosofia foi herança da tradição oral ou pelos registros de outros pensadores que o citaram em seus escritos. Isso foi a filosofia no sua origem mais remota.

Porém, na filosofia podemos, para efeito didático, afirmar que temos dois momentos históricos: a Fase Pré-Socrática e a Fase Socrática. A Fase Pré-Socrática tinha como referencia nuclear, saber sobre do que era feito o mundo e os homens. A pergunta central se radicava no que eram feitas as coisas, o mundo e a vida humana. No entanto, é esta pergunta que formula um pensamento que supera a sua interpretação promovida até então, em que a lógica do entendimento humano se limitava ao saber mitológico. O pensamento pré-socrático trouxe uma interpretação racional, diferente as concepções mitológicas e religiosas até então vigentes, que dominavam a compreensão do mundo e da própria vida dos homens.

A filosofia no seu nascedouro tinha como finalidade a phisys em que os elementos da natureza estão presentes: a água, o ar, o infinito e o logos. Estes elementos propunham pelo pensamento filosófico, pontuar de forma racional a origem do mundo. Dessa forma, nasceu o que se convencionou chamar por naturalismo. O naturalismo foi à escola em que dominou na filosofia o pensamento pré-socrático.

 

Publicações relacionadas

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *